domingo, 19 de setembro de 2010

Caminhar: Bom para o Corpo, Bom para a Mente

Todo mundo conhece os benefícios físicos que a caminhada proporciona, mas você sabia que ela também é ótima para a mente? Uma nova pesquisa mostra que a caminhada pode aumentar a conectividade entre os circuitos do cérebro, que tendem a diminuir à medida que envelhecemos.



Segundo os pesquisadores, os circuitos não são tão bem conectados para “apoiar”, “suportar” as coisas que fazemos, como dirigir. Mas, em função do condicionamento aeróbico, esses circuitos tornam-se mais coerentes.

Os especialistas dizem que a caminhada pode parecer uma atividade simples, mas enquanto você realiza esta atividade, o seu cérebro trabalha para integrar informações de várias fontes diferentes: quando andamos, integramos informação visual, informação auditiva, bem como informação que vem de articulações e músculos em relação a onde o pé está, com que força pisamos, dentre outras coisas.

No estudo, 70 adultos entre 60 e 80 anos foram acompanhados durante um ano.
Foram analisados dois grupos: um sedentário e um que praticava exercícios como tonificação, alongamento e fortalecimento.

Os pesquisadores também mediram a função do cérebro dos participantes, usando imagens de ressonância magnética funcional para examinar redes cerebrais. Um grupo de idade entre 20 a 30 anos serviu para a comparação.

O grupo aeróbico melhorou a memória, a atenção e uma variedade de outros processos cognitivos.
À medida que as pessoas mais velhas do grupo de caminhada tornavam-se mais aptas, a coerência entre as diferentes regiões dos seus cérebros aumentava e tornava-se semelhante aos do grupo de 20 anos.

Mas os resultados demoram para fazer efeito: só são observados após os idosos terem treinado durante 12 meses.
Testes de seis meses não revelaram tendências significativas.

Segundo os pesquisadores, isso é normal. Caminhada é uma atividade que se reforça por repetitividade.
E, também segundo eles, o nosso tempo de reação fica mais lento à medida que envelhecemos, e a atividade é um grande modificador dessa condição.

Os cientistas afirmam que a caminhada é mais uma arma contra os efeitos negativos do envelhecimento, e para isso, só necessitamos um pouco de coragem para fazer a escolha certa de estilo de vida.

Fonte - Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário