domingo, 31 de julho de 2011

Dicas do Programa Medida Certa !!!

     O  grande segredo para emagrecer com saúde é a reeducação alimentar articulada com a prática de exercícios físicos, coisa que nutricionistas, endócrinos e especialistas sempre falaram e não é nenhuma novidade, mas com o sucesso do quadro Medida Certa do Fantástico, muitas pessoas entraram na onda e eu também estou querendo entrar nessa!!!
     Por isso, fui atrás das dicas preciosas do quadro e trouxe aqui para o blog, na tentativa de me inspirar ainda mais e inspirar outras pessoas insatisfeitas com o corpo como eu. Não pretendo virar uma magricela, mas gostaria de voltar a fazer exercícios físicos e melhorar hábitos alimentares. Vamos lá?!!
     É importante lembrar que a Renata e o Zeca não fizeram nenhuma dieta. A proposta do Medida Certa era REPROGRAMAR O CORPO em 90 dias.
     Isso significa dar um outro padrão de saúde para o corpo através de mudanças nos hábitos alimentares, e principalmente incluindo atividade física DIÁRIA.
     A regra é simples: o corpo precisa queimar mais gordura, diminuindo o colesterol, melhorando a circulação sanguínea, e assim, funcionará de maneira mais saudável, melhorando e muito, a qualidade de vida e o bem estar.
Dicas basicas de como fazer isso
Alimentação
1. O que comer antes de malhar?!
- Comer macarrão ao molho sugo antes de ir pra Academia é fonte rica de caboidrato, dá mais disposição para malhar. E na volta, a fome vai bater, para recupera energia, escolher proteína. Sugestão: omelete com claras de ovos!
2. Incluir cereais na alimentação
- Troque o pão, o arroz e o macarrão pelas versões integrais e acrescente aveia e granola às frutas e ao iogurte. As fibras são muito importantes, por isso a recomendação é que se consuma entre 20g a 40g de fibras por dia. Elas podem ser obtidas através do consumo de mais verduras, legumes e frutas por dia. Uma pessoa que coma no almoço e no jantar uma concha de feijão e seis colheres de sopa de arroz integral está ingerindo pouco mais de 5g de fibras.
3. Queijo cottage tem poucas calorias
- Sua fórmula consiste basicamente em grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Por ter baixa caloria, pode vir acompanhando frutas, saladas e pães. Escolher a opção feita com leite desnatado.
4. Água de coco
- boa para saúde e não engorda.
5. Receita gostosa de jiló
- Para tirar o amargo do jiló, colocar de molho no sal. Picar cebola, alho e pimentão e refogar (sem fritura). Depois salpicar com erva provençal, colocar o jiló e tampar para cozinhar no vapor. Acrescentar tomate. Depois de pronto, colocar um pouco de azeite. Delícia!!
6. Gorduras do bem
- São as não saturadas, ou insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite de oliva, amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, coco, açaí, chocolate amargo, abacate, além de ômega 3 e 6.
7. Sucos de caixinhas
- Não se comparam aos que são preparados na hora, mas são ricos em vitamina C e são opções práticas para quem não tem tempo ou não gosta de suco de frutas naturais. Pode beber, mas sem excessos!
8. Sobre alimentos
- Comer de 3 em 3 horas; Comer devagar, levar no mínimo de 15 a 20 minutos em uma refeição; Escolher alimentos que contenham pouca gordura, porém mais fibras; A porção da proteína (carne , peixe ou frango) deve ser do tamanho da palma de sua mão. Evitar gorduras, frituras e doces. Comer 3 frutas por dia, de preferência de tipos diferentes. Não beliscar nos intervalos e lembrar que a maçã aumenta o apetite, e a banana é boa pra ser consumida antes do exercício físico. Tomar um caldinho de legumes ou de feijão antes de tudo, até da salada! Você vai ver como vai te ajudar a comer menos, vai te saciar mais rápido!
9. Sobre bebidas
- Tomar no mínimo 2 litros de água por dia; Não ingerir líquidos durante a refeição; Tomar líquidos quentes (eles dão a sensação de que você está saciado).
10. Outras dicas:
- Usar o relógio para controlar o tempo da refeição e não jantar antes de dormir, fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de se deitar.
- Usar pratos menores, de tamanho tradicional, e só colocar a quantidade de comida que couber dentro da borda interna do prato.
- Não vale fazer “montinho”!
- Comer o que é calórico ou gorduroso demais apenas de vez em quando. Ou seja, fazer disso uma EXCEÇÃO, e não a regra, isso vale pra chocolate, gordura, bebida alcóolica, etc.


Atividade física
1. Sobre exercícios físicos
- Devem ser diários, meia horinha por dia. Se não tiver tempo? Use as escadas! Pare um ponto antes do seu e caminhe até o trabalho. Experimente várias atividades físicas até encontrar uma que lhe dê prazer! Com certeza , pelo menos de UMA você vai gostar!
2. Dançar na balada
- esta é uma forma divertida e prazerosa de perder calorias.
3. Treino da Renata
- Nunca é tarde para se exercitar, 2 a 3 vezes por semana de 20 a 30 minutos é um bom começo e a dica é encontrar algum exercício que se goste de fazer. A Renata e o Zeca experimentaram vários e selecionei aqui a série de exercícios da Renata. Treino aeróbico seis dias da semana no total de 150 minutos. Sugestão - Corrida: 30 minutos, 1 minuto correndo forte e 2 minutos andando. Bicicleta: 30 minutos. Pilates duas vezes por semana.
4. Exercícios acompanhada
- A Renata carregou o marido para os exercícios e diz que 'um incentiva o outro e até o relacionamento melhora'. A atividade física diminui o estresse do trabalho e aumenta a disposição, bom humor e autoestima.
5. Música ajuda a emagrecer
- Além de ser gostoso ouvir música, ela ajuda a perder mais peso. O Zeca até disponibilizou as músicas que escuta: “Wild young hearts” – The noisettes; “Tour de France”, Kraftwerk; “Fool’s gold”, Stone Roses; “Elements”, Lemonjelly; “Black math” The White Stripes; “Baby said”, Hot Chip; “Everything you wanted”, Kele - “Perpetum mobile”; Penguin Café Orchestra
6. Exercícios ajudam a diminuir a ansiedade
- Renata diz que no começo, o corpo parece exigir uma parada por cansaço e querer doces, mas ela diz que superado esse desejo, a ansiedade é controlada. Força na peruca!
7. É possível emagrecer em duas semanas?
- Emagrecer em duas semanas, a pessoa não vai. Se quiser perder peso, só fazendo loucuras, como a dieta da proteína ou comendo pouco.o que não é bom! Para se perder 1 kg de gordura, a pessoa tem que ter um déficit de calorias, ou seja, comer menos do que gastar, 9 mil calorias. Então, pode-se imaginar que não será em pouco tempo. Emagrecimento rápido NÃO!! E nunca malhar em jejum!


Eu fui na Caminhada Medida Certa aqui em Sampa ... amanha tem as fotos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário