segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Corrida ajuda a combater obesidade, eleva a autoestima e impõe objetivos

Pensando no sofrimento por estarem acima do peso, ex-obesos contaram suas histórias
para o GloboEsporte.Com através do VC na Corrida
Atualizado em 14/12/2011 10h32
Por Paula Gabrielle - RJo

Previna doenças e cuide de sua saúde praticando a corrida.

O corpo humano ganhou um valor de corpo-coisa e funciona quase como um cartão de visitas. Independe da personalidade e das qualidades. Fazem julgamentos impiedosos em relação aos obesos, desde a obesidade leve até a grave. Mas os problemas vão além da estética. A saúde fica completamente comprometida e problemas como colesterol alto, dificuldade na respiração, diabetes, pressão alta, entre outras, estão na vida dessas pessoas.
 Pensando na saúde e nos preconceitos sofridos por estar acima do peso, a cearense Maristela Carvalho, 49 anos, enviou a sua história para o VC na Corrida, contando que resolveu mudar a sua vida. Há cinco anos, totalmente sedentária e com 12 kg a mais, tomou uma decisão: foi correr. Procurou um médico, comprou roupas apropriadas para praticar o esporte e saiu do sofá.
 "Após 20 semanas e diversas pessagens pelo médico para tratar as dores decorrentes do esforço, participei da minha primeira corrida. Foram apenas quatro quilômetros, mas significa o resultado de acreditar que nada é impossível" vibrou Maristela.
 
Maristela beija sua medalha conquistada com muito esforço

De acordo com com Helena Müller, psicóloga, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em transtornos alimentares e obesidade pela USP, a obesidade não é um problema apenas estético, é uma doença que gera doenças. Ela falou mais sobre o tema:

"É uma doença crônica que se dá pelo excesso de ingestão de alimentos e pela falta de gasto energético. Quando não há o gasto, o corpo começa a armazenar esse excesso em forma de gordura, que provoca doenças como colesterol alto, pressão alta, diabetes, problemas de circulação, aumento significativo de doenças no fígado, câncer, doenças sociais e doenças psicológicas."

Do churrasco para o asfalto
 Julio de Castro gostava de beber e comer bastante churrasco, ingressou no esporte há dois anos, completou 25 provas e emagreceu 20kg. Sua primeira competição foi a Volta Internacional da Pampulha, completando em 1h48m e agora sua vida está cheia de objetivos.

Julio de Castro antes de correr e atualmente

"Não parei mais de correr. Tive redução de peso, todos exames de rotina estão bons e a pressão arterial dentro dos padrões ideais, sem contar a autoestima elevada. A corrida pode transformar a sua vida. Com ela, você vive em forma e fica mais saudável e feliz" afirmou o mineiro.
 A obesidade costuma causar doenças sociais e psicológicas importantes. A pessoa obesa tem dificuldades de amarrar o tênis, dar uma caminhada, passar na roleta do ônibus e de sentar na poltrona do cinema.Tudo isso vai trazendo abalos importantes na autoestima, na capacidade de iniciativa, no discernimento e no poder de estabelecer limites a si mesmo e aos outros.

- Uma das características mais importantes que encontro na clínica psicológica da obesidade é o imediatismo. Muitas vezes o paciente obeso demora anos engordando em atitude de vida sedentária e alimentação hipercalórica, além de ir abafando sua ansiedade através da ingestão desenfreada de alimentos. E, quando chega ao consultório, já na primeira consulta quer saber quanto tempo demora para ele emagrecer - comentou Helena.

Pedido de ajuda

O paulista Mateus Debrando, 31 anos, enviou um e-mail para o GLOBOESPORTE.COM, dizendo que é um apaixonado por esporte, principalmente pela corrida. Acompanha provas e maratonas, mas não tem conseguido praticar uma atividade física e acabou engordando. Ele fez um pedido:
Meu sonho era poder chegar um dia magrinho e correr a São Silvestre. Eu vivo de motivação. Me ajude, por favor"Mateus Debrando- Fui deixando de praticar esporte e ganhei muito peso. Meu sonho era poder chegar um dia magrinho e correr a São Silvestre. Eu vivo de motivação. Me ajude, por favor!
Mateus, analisando o seu caso, a psicóloca Helena Müller pôde supor o efeito do imediatismo. Caso caminhe lentamente, dentro de seu ritmo, volte a fazer atividades físicas e mude sua alimentação sob supervisão de profissionais, provavelmente, correrá a de São Silvestre, mas não esse ano, só em 2012.
- A obesidade pode ser tratada de diversas formas: reeducação alimentar, transformação dos hábitos sedentários em atividades físicas que estimulem o gasto energético, tratamento clínico, tratamento cirúrgico e psicoterapia, que ajudará o paciente a observar as mudanças físicas do emagrecimento e promoverá transformações psicológicas - informou a psicóloga.
Corrida de rua queima gordura indesejada

E a doutora Helena Müller ainda disse mais:
- Num acompanhamento com um profissional na área de psicologia, especializado em obesidade, ele poderá procurar entender o que aconteceu, em sua vida, que o levou ao sedentarismo e ao abandono dos cuidados com si próprio. Em qualquer escolha de tratamento é importante o paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário